As embalagens influenciam na decisão de compra dos consumidores, que consideram a proteção dos produtos e as informações presentes.
Dessa forma, a maioria dos clientes compreende a embalagem e o seu interior como um único objeto. Ou seja, a qualidade do produto e da embalagem são igualmente importantes no momento da compra.
Por isso, apresentamos os principais tipos de plásticos utilizados para embalar alimentos e suas respectivas aplicações.
Acompanhe o artigo e aproveite para tirar suas dúvidas.
Plástico Termoencolhível Poliolefínico – PTEF
O Plástico Termoencolhível Poliolefínico é conhecido pela sua característica de encolher ao ser exposto à altas e controladas temperaturas, se adequando ao formato do produto, perfeito para embalagens irregulares.
Além disso, é atóxico, possui alta transparência e é produzido através de um sistema que confere maior resistência ao material.
Portanto, é ideal para embalar com clareza e resistência, pois conta com uma barreira contra odores, não sendo prejudicial à saúde. No caso de produtos congelados, o material não irá rasgar ou rachar, mantendo a qualidade do produto ao descongelar.
Outra vantagem é não deixar resíduos na barra de corte das seladoras, garantindo a integridade do equipamento e soldagem perfeita.
ONDE UTILIZAR: Seladora em Conjugada em L, Túnel de Encolhimento e Seladora em L
Policloreto de Vinila – PVC
O PVC – Policloreto de Vinila é o segundo tipo de plástico mais utilizado do mundo, ficando atrás apenas do Polietileno (PP). Trata-se de um material obtido a partir de 57% do sal e outros 43% de fontes não renováveis, como o petróleo e o gás natural.
Além disso, o PVC é um material atóxico, leve, resistente, impermeável, estável e que não propaga chamas. Ele possui qualidades que o tornam adaptável a múltiplos usos, sendo o único plástico utilizado para a fabricação de bolsas de sangue.
Mas também é um plástico rígido, transparente e versátil, muito utilizado em embalagens de maioneses e sucos. Outra vantagem do material é sua resistência química às substâncias, como aos ácidos, álcoois, bases, óleos e também a diversos hidrocarbonetos.
ONDE UTILIZAR: Seladora em L e Seladora de Indução
Polietileno – PE
O Polietileno é um plástico pertencente à categoria dos termoplásticos, ou seja, os que podem ser reciclados. Conhecido como PE, ele é bastante utilizado na fabricação de diversos produtos e pode ser subdividido em grupos segundo sua densidade, são eles:
PEAD – Polietileno de alta densidade
Essa variação de polietileno apresenta ótima flexibilidade, sendo resistente e com ótima estabilidade térmica e química, sendo muito utilizado na confecção de garrafas e potes.
PEMD – Polietileno de média densidade
Já o polietileno de média densidade é bastante utilizado nas indústrias alimentícias, de plásticos injetáveis e têxteis. É uma excelente opção para realizar a cobertura de fios e cabos de energia e telecomunicações. Além disso, possui características protetivas que garantem resistência à fotodegradação e elevado grau de absorção UV.
PEBD – Polietileno de baixa densidade
Através das suas propriedades físico-químicas, é utilizado na produção de embalagens agrícolas, industriais, para alimentos, filmes laminados, brinquedos e até para produtos farmacêuticos e hospitalares.
Portanto, as moldagens realizadas a partir desse material geram produtos para diversos segmentos da indústria, desde as embalagens plásticas mais flexíveis, como caixas de leite, embalagens de sabão em pó, engradados, até tubos flexíveis com alto desempenho, como a condução de cabos de eletricidade.
ONDE UTILIZAR: Seladora Robusta, Seladora Manual, Seladora Automática Contínua e Seladora de Indução Automática
Polipropileno – PP
Conhecido como Polipropileno, o PP é um polímero termoplástico produzido a partir da polimerização do gás propileno ou propeno.
Além disso, é um plástico atóxico que pode ser moldado ao ser submetido à altas temperaturas, sendo classificado como um termoplástico.
Dessa forma, o PP é um tipo de plástico claro e transparente, sendo muito versátil, afinal, é ideal para embalar produtos expostos aos olhos do consumidor, mesmo dentro da embalagem.
Por isso, graças ao baixo custo, pode ser utilizado nos mais diversos segmentos, principalmente na fabricação de embalagens flexíveis, sacos para grãos ou fertilizantes, brinquedos, copos plásticos e até peças automotivas.
ONDE UTILIZAR: Seladora Robusta, Seladora Automática Contínua, Seladora Manual e Seladora de Indução Automática
Polipropileno Biorientada – BOPP
O BOPP é a sigla para o termo bi-axially oriented polupropylene, que, traduzido para o português, significa película de polipropileno biorientada.
O Polipropileno é um filme conhecido como polímero termoplástico. Trata-se de um material derivado do petróleo e é amplamente utilizado na indústria em embalagens e rotulações. Biorentado significa que o material é orientado para dois sentidos. Ou seja, ele é estirado em dois sentidos ao ser confeccionado, garantindo mais rigidez e resistência à tração.
Por isso, esse material oferece resistência à altas temperaturas. Fator que o torna ideal para a fabricação de embalagens flexíveis do ramo alimentício, pois protege o produto contra os gases, umidade e variações de temperatura.
Logo, ele também é um plástico leve e fácil de manusear. Você pode encontrar o BOPP em embalagens de salgadinhos, sopas instantâneas, barrinhas de cereais, biscoitos e vários outros produtos.
Em geral, as embalagens com filme BOPP são coloridas por fora e tendem a serem metalizadas por dentro. Entretanto, podem ser transparentes, foscas ou opacas também, tudo varia conforme o produto embalado.
ONDE UTILIZAR: Flow Pack, Seladora Automática Contínua e Seladora de Indução Manual
Poliestireno – PS
O poliestireno, ou PS, é um plástico mais leve, brilhante e com capacidade de isolamento térmico, polimerizado através do estireno (vinil benzeno).
Logo, o PS, é um polímero sintético de adição versátil e pode ser utilizado de 3 maneiras: poliestireno comum (cristal), poliestireno de alto impacto ou isopor.
Dessa forma, é um material mais barato, aplicado na fabricação de produtos descartáveis transparentes. Além disso, pode ser utilizado na confecção de embalagens em geral, como potes de sorvetes e doces, tampas, copos descartáveis e outros.
No dia a dia, um dos tipos de poliestireno mais conhecido é o isopor, obtido após o aquecimento com substâncias gasosas que incham o material, tornando-o mais leve. Assim, o isopor pode ser utilizado como isolante térmico ou mesmo como embalagem descartável para produtos quentes.
Polietileno Tereftalato – PET
O Polietileno Tereftalato, mais conhecido como PET, é um tipo de plástico formado por ácido tereftálico e o etileno glicol. Esse material costuma compor frascos, garrafas e embalagens para uso alimentício ou hospitalar, cosméticos, filmes para áudio ou vídeo e fibras têxteis.
A embalagem de PET vem se mostrando ser ideal para a indústria de bebidas, pois reduz os custos com o transporte, evitando desperdícios na produção e na distribuição.
Dessa forma, acaba sendo um material muito utilizado por ser leve, transparente, barato, reciclável e apresentar barreiras contra gases e odores.
O PET oferece alta resistência contra impactos, suportando o contato com agentes agressivos. Por isso é capaz de conter diversos produtos com higiene e segurança tanto para o produto, quanto para o consumidor.
Além disso, é o plástico mais resistente para a fabricação de garrafas e embalagens para refrigerantes, águas, sucos, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e vários outros.
ONDE UTILIZAR: Seladora Robusta, Seladora Automática Contínua e Seladora de Indução Automática